Curriculum Vitae

SIBYLLE MULLER

Formação Profissional

Engenheira civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em dezembro/1982.

Mestre em Engenharia Civil, em 5/10/1989, pela Área de Engenharia de Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Especialista em “Gestão e tecnologias Ambientais”, em 2001, pelo “Programa de Educação Continuada”, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Atividades Profissionais

Estagiária do Escritório “Victor F.B. de Mello & Associados S/C Ltda”, onde trabalhou com estudos de deposição de rejeitos e aterros.

1981

1984 a 1989

Mestranda em Engenharia Civil e Urbana na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

1984

1989 a 1992

Secretária executiva contratada do CB-18 Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas.

1989

1992 a 1998

Diretora-Secretária do CB-18 - Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, com forte atuação na harmonização de normas técnicas no âmbito dos Países do Mercosul e organização de reuniões internacionais.

1992

1991 a 1997

Diretora da empresa Indústria e Comércio Motorit S/A

1992

Engenheira - Empresa GeoCompany Consultoria em Engenharia e Meio Ambiente

1998

1999 a 2000

Diretora da Empresa Korff Muller Engenharia e representante exclusiva para o Mercosul da Böhm GmbH, da Alemanha, atuando na área de consultoria ambiental, principalmente em estações de tratamento de águas e esgotos para pequenas comunidades.

1999

2000 a 2001

Representante exclusiva no Mercosul da empresa alemã S & H Filterund Klärtechnik, detentora de patente de tratamento de efluentes por sistema RTK, adequado para o tratamento de esgoto de pequenas comunidades.

2000

2001 em diante

Diretora e coordenadora técnica da empresa AcquaBrasilis Engenharia de Meio-Ambiente Ltda.

2001

2012 em diante

Professora do Curso de Construções Sustentáveis da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, de São Paulo, SP, na disciplina de Conservação e Uso da Água.

2012

Consultora do DGNB – Consultant for New Office and Administrative Buildings, Version 2010, após aprovação em exame específico.

2013

Palestras e Cursos Ministrados

> Sistema compacto de tratamento de efluentes – Construtora Norberto Odebrecht – Rio de Janeiro, Fevereiro/2002.

> Sistema RTK – Tratamento aeróbio de esgotos previamente decantados com o uso de biocilindros – FEHAB – Feira Nacional da Habitação, São Paulo, Setembro/2002.

> Estações compactas aeróbias com biocilindros para tratamento de esgoto doméstico – NISAM – São Paulo, Setembro/2002.

> Sistema compacto de tratamento de efluentes – Conder – Companhia estadual de desenvolvimento habitacional da Bahia – Salvador, Setembro/2002.

> A prevenção da poluição das águas e o reuso do esgoto tratado – Global Conference – São Paulo, Outubro/2002.

> Tratamento pontual de esgoto e reciclagem de água – Soluções AcquaBrasilis – Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Novembro/2002.

> Sistemas compactos para o tratamento de esgotos – Soluções econômicas para os municípios – VIII Congresso Brasileiro de Municípios, Brasília, Março/2003.

> Produção mais limpa na cidade – Reuso de água tratada no meio urbano _ 2ª Conferência Municipal de Produção Mais Limpa _ Cidade de São Paulo _ Fiesp/São Paulo, Maio/2003.

> Tratamentos alternativos do esgoto na gestão dos recursos hídricos – Cetrel – Camaçari, Junho/2003.

> Reuso de água tratada em edifícios – “Brasiltec” – “Prédio Inteligente” _ Agosto/2003.

> Tratamento pontual de esgotos em conjuntos habitacionais – Agência de Habitação de Goiás (AGEHAB), Janeiro/2004.

> Reuso de água tratada – Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Março/2004.

> As vantagens econômicas e técnicas do tratamento de esgoto quando coletado junto à fonte geradora – Consórcio Piracicaba, Jundiaí, Capivari, Limeira/2004.

> Sistemas compactos de tratamento de esgoto e reuso de água – Vantagens técnicas e econômicas – Simespi, Piracicaba, Maio/2004.

> Apresentação sobre o sistema AcquaCiclus _ Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário – 12 agosto de 2009 – São Paulo.

> Gestão da água – M-6 – Planejamento de construções sustentáveis – AEA – Academia de Engenharia e Arquitetura, São Paulo, Julho de 2010.

> Tecnologias para ampliar a eficiência no uso da água – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Reunião do Grupo Técnico de Trabalho – 08 de maio de 2015 – Rio de Janeiro / RJ.

> Água: Economia e Procedimentos – Congresso Condomínio Sustentável – Hotel Renaissance – 17 de outubro de 2015 – São Paulo / SP.

> Soluções inteligentes em reuso de água em edificações – “Dia Mundial da Água – Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói – Niterói/RJ – 28 de março de 2016.

> Aproveitamento de água de chuva: benefícios ambientais, econômicos e retorno sobre investimento – em: Diretrizes e Tomada de Decisões sobre Projetos de Reuso de Água – Hotel Mercure Times Square, São Paulo/SP – 31 de janeiro de 2018.

> Os desafios do saneamento descentralizado no Brasil – Palestra para alunos de graduação e pós-graduação da Engenharia Civil, da Unicamp – 31 de outubro de 2019 – Campinas – São Paulo.

> Reuso de água em edificações – aspectos técnicos, econômicos e ambientais – Seminário da Arquitetura Residencial nas Metrópoles – Câmara de Arquitetos e Consultores, São Paulo, 7 de dezembro de 2005.

> Aproveitamento de água em condomínio – Em Seminário: Condomínio – Clube: tendência ou modismo, Auditório do Siamfesp, São Paulo, 23 de Janeiro de 2007.

> Tratamento e reuso de esgoto doméstico e águas pluviais em empreendimentos residenciais e comerciais – 1º Seminário de soluções alternativas para tratamento de esgoto – Sinduscon – Espírito Santo – Vitória, 20 de maio de 2010.

 

> Tecnologias para aproveitamento de águas pluviais e de reuso com vistas ao desenvolvimento de projetos sustentáveis – Curso de extensão em projetos sustentáveis – FUPAM – Fundação para Pesquisa Ambiental – 09 de novembro de 2009 – São Paulo.

> Tecnologias para aproveitamento de águas pluviais e de reuso com vistas ao desenvolvimento de projetos sustentáveis – Curso de extensão em projetos sustentáveis –FUPAM – Fundação para Pesquisa Ambiental – 29 de maio de 2010 – São Paulo.

> Tecnologias para aproveitamento de águas pluviais e de reuso com vistas ao desenvolvimento de projetos sustentáveis – Curso de extensão em projetos sustentáveis – FUPAM – Fundação para Pesquisa Ambiental – 05 de setembro de 2011 – São Paulo.

> Uso e conservação das águas nas construções – Curso de construções sustentáveis – FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado – Junho 2012.

Artigos Publicados

> Tratamento de esgoto doméstico em estações compactas aeróbias com biocilindrosRevista Meio Ambiente Industrial, 37ª Edição, Maio-Junho de 2002.

> Uso racional da água e reuso de água residual tratadaRevista TopS – publicada pelo IBSTH – Instituto Brasileiro de Serviços e Terceirização na Construção e Habitação, Ano IV, número 13, páginas 16 a 18.

Participações

> 1º Simpósio Nacional de Instalações Prediais: “Instalações hidráulicas” – realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 19 e 20 de janeiro de 1986.

> VI Simpósio Nacional de Tecnologia da Construção: “O uso da Alvenaria como Estrutura”, realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 28 e 29 de outubro de 1987.

> Simpósio Internacional sobre Tecnologia de Edificações e Materiais de Construção – realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT / SP, de 11 a 14 de novembro de 1991.

> Curso internacional “Review of Technologies for Management of NAPL Contaminated Sites” – Prof. Dr. Dennis G. Grubb, Georgia Institute of Technology of U.S.A., em São Paulo, setembro de 1998.

> Curso de Formação de Multiplicadores nas Entidades Setoriais para Capacitação Tecnológica da Indústria, realizado nos dia 10 e 11 de agosto, na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

> Curso Administração de resíduos sólidos, ministrado pela Dra. Maria Helena Orth, promovido pela Associação Sanitária e Ambiental – ABES, em 18 e 19 de maio de 1999.

> Curso Ultrafiltração & MBR: Concepção, Projeto e Operação. Digital Water. 12 e 13 de dezembro de 2019, São Paulo.

> Encuentro del hormigón em el MERCOSUR – realizado pela Concrexur S.A., em Montevideo, Uruguai, em 1º de dezembro de 1992.

> Sustainable cities in developing countries – International Meeting on Sustainability and Climate Change – Roundtable on Sustainable Development and Climate change – Prof. Jeff Kenworthy, Hotel Excelsior, Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2002.

> Desenvolvimento sustentável e a reciclagem na construção civil – Seminário do Comitê Técnico do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON, CT – 206 – Meio Ambiente, em 9 de junho de 1999.

> Seminário sobre resíduos sólidos – RESID 99, promovido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, em 30 de setembro de 1999.

> Seminário Nacional de Saneamento no Meio Rural, Centro de Convenções da Bahia, Salvador / BA, de 4 a 6 de abril de 2001.

> Seminário Internacional Mananciais da Grande São Paulo – Desafios e perspectivas, Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo, São Paulo / SP, em outubro de 2001.

> Seminário “Conservação de água e uso de fontes alternativas em edificações – Diferencial competitivo para empreendimentos” – Sinduscon – São Paulo – 26 e 27 de novembro de 2019.

> 2º Congresso Internacional de Normalização e Qualidade, no Palácio das Convenções, Anhembi / SP, promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, de 11 a 13 de dezembro de 1991.

> Conferência Internacional sobre Avanços no Uso da Alvenaria Estrutural e a Normalização Internacional, realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no dia 28 de setembro de 1992.

> Fórum Brasil-Alemanha de Tecnologias Ambientais 2000, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em Belo Horizonte/MG, em 29 de maio de 2000.

> VI Jornada Técnica de Águas de Limeira, Limeira / SP, em 6 de dezembro de 2001.

> 4ª Semana de Meio Ambiente Fiesp/Ciesp, São Paulo / SP, de 3 a 7 de junho de 2002.

> O setor da construção e os sistemas integrados de gestão: qualidade, segurança e ambiental, Escola Politécnica da USP, 28 de março de 2003.

Atuação Internacional

> Representante do CB-18/ABNT no Comitê Setorial de Cimento, Concreto do Mercosul, participante da 1ª e 2ª Rondas de armonización de normas técnicas, realizadas em 1992 e 1994, em Buenos Aires, Argentina, nas quais participaram representantes de todos os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e estabeleceram-se as bases para a harmonização das normas técnicas de cimento, argamassa, agregados, prémoldados para todos os Países participantes do bloco econômico. Após intensas e exaustivas negociações, conseguiu-se a harmonização de muitas normas do setor, tendo o Comitê Setorial avançado muito em seus objetivos e servido de modelo a outros comitês setoriais.

> Indicada, em 1997, para representante do Brasil, no Comitê de Argamassas Colantes do Comitê Europeu de Normalização.

> Em 2000, como representante brasileira da empresa alemã Boehm GmbH:
– trabalhou em seu estande na exposição Entsorga, Internationale Fachmesse für Recycling und Entsorgung, em Colônia, Alemanha (junho).
– visitou, acompanhando os executivos do SEMAE, de Piracicaba – SP, a Feira IFW Berlin 2000, Internationale Fachmesse Wasser (outubro).